Prefeito de Carmo do Cajuru decreta situação de emergência em restrições ao uso de água potável no município

O Prefeito do Município de Carmo do Cajuru, José Clarete Pimenta, no uso de suas atribuições legais, considerando que a prolongada estiagem reduziu sensivelmente os níveis de água acumulada nas diversas bacias que abastecem as estações de tratamento do Município e que as altas temperaturas contínuas aumentaram substancialmente o consumo de água tratada, decretou nesta quinta-feira (18) situação de emergência e determina restrições para uso de água potável no Município de Carmo do Cajuru.

As previsões meteorológicas indicam clima seco durante todo o período da primavera e que a estiagem é generalizada em todo o Estado de Minas Gerais, tendo várias cidades já decretado estado de emergência. Há possibilidade de um colapso no abastecimento de água potável, caso não haja providências efetivas para estancar o fornecimento de forma consciente.

O decreto prevê, entre outros artigos da lei, que fica proibido utilizar água da rede pública para lavar veículos, calçadas, frentes dos imóveis, ruas, encher ou esvaziar piscinas, bem como para outras situações que não sejam o consumo humano e caracterizem desperdício.

Em caso de uso indevido de água, constatado pelo Serviço Autárquico de Água (SAAE) do Município, durante o período de restrições no uso da água, o SAAE poderá aplicar multa o cidadão no valor de R$ 63,55 (sessenta e três reais e cinquenta e cinco centavos).

Tendo em vista as situações acima relatas, a Prefeitura continuará promovendo campanhas educativas para racionamento de água e fiscalização de possíveis desperdícios de água.

Denúncias e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3244-1303.

 

 




TAG's: PREFEITO, CARMO, CAJURU, DECRETA, SITUAÇÃO, EMERGÊNCIA, RESTRIÇÕES, ÁGUA, POTÁVEL, MUNICÍPIO

Inicial | Voltar
Link permanente: