Água de chuva não pode misturar com o esgoto

 

Um dos principais problemas enfrentados pelo SAAE é o lançamento de água proveniente das chuvas na rede esgoto. A população deve ficar atenta quanto à prática, já que o despejo indevido de água pluvial pode causar sérios problemas, como o extravasamento e danos na rede coletora e o retorno do esgoto para o interior dos imóveis.

O correto é coletar a água através de calhas instaladas no telhado e conduzi-la para a rede de drenagem pluvial, que é dimensionada para tal. Após passar pela rua e pelos bueiros a água da chuva vai para as galerias, que possuem capacidade de absorver grandes volumes de água pluvial, e logo após para os córregos e rios. Diferente do que acontece com o esgoto, que é coletado por redes de menor diâmetro, e assim que a estiver concluída, encaminhado para a Estação de tratamento de esgoto.

Além da adequação do sistema de escoamento da água pluvial, ações simples - como não jogar óleo de fritura e restos de comida na pia e não descartar bitucas de cigarro, fio dental, absorventes, preservativos e pedaços de pano pelo vaso sanitário, ajudam a evitar problemas.


É importante saber


A rede de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte e não suporta o volume da água de chuva. Já a saída pluvial possui uma capacidade maior de drenagem e pode reunir a água de chuva, de lavagem e o escoamento de ralos e calhas.


Faça uma checagem em sua residência e verifique se a água pluvial possui destinação adequada, caso a tubulação não esteja correta, regularize. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

 

 




TAG's: Água, chuva, pode, misturar, esgoto

Inicial | Voltar
Link permanente: