ÁGUA: ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR

O leitor mais atento deste espaço do SAAE, neste veículo de comunicação, já percebeu que um assunto que vem sendo recorrente em nossos artigos é a questão da seca e, consequentemente, da escassez da água.

Esse quadro não é privilégio só da nossa região, mas chama a atenção de várias autoridades Brasil afora. A situação é tão alarmante que em localidades que antes a água era abundante hoje se vê nascentes, riachos e rios secando.

A zona rural de Carmo do Cajuru é um exemplo desse tipo de situação. As comunidades rurais de Olhos D’Água de Angicos, Olhos D’Água de Santo Antônio da Serra já estão com várias cisternas completamente secas, sem nenhuma gota de água.

Para amenizar a situação na zona rural o SAAE está instalando hidrômetros em todas as comunidades que oferece o abastecimento de água. Desta forma, espera-se evitar o desperdício de água uma vez que o SAAE recebeu denúncias de que pessoas estariam dando água para o gado, utilizando-a para molhar capineira, horta entre outros serviços. Tal fato é muito grave, pois neste momento a água somente poderá ser usada para consumo humano.
No último mês a situação no Distrito de São José dos Salgados ficou tão grave que o SAAE teve que adotar, pela primeira vez desde sua criação, o racionamento de água naquela comunidade. Foi uma medida emergencial que objetivou garantir condições para que todos os moradores de Salgados tivessem acesso a esse bem tão precioso e necessário para a vida.

Nós do SAAE estamos nos esforçando para manter o nosso sistema funcionando, mas até que as chuvas voltem e os reservatórios naturais de água se normalizem é fundamental que a população também dê sua parcela de contribuição.

Num período difícil como o atual, o uso racional da água é o melhor caminho para que ela não falte. É importante, também, fazer uma revisão da sua rede hidráulica para verificar se não há vazamentos e, assim, evitar o desperdício de água tratada. Todo cidadão deve ficar atento a lavação de passeio e carros em todo o município e, principalmente, na sede. O momento é sério e é necessário economizar água.

O SAAE não quer alarmar a comunidade, mas existe a necessidade extrema do consumo consciente para que não comece a faltar água, inclusive, na sede do Município.

O momento é de atenção e de redobrar os cuidados. Se você necessitar de orientações procure o SAAE ou ligue 3244-1303. Nós estamos preparados para auxiliar a você e sua família a economizar água.

No seu bairro, escola, trabalho ou igreja ajude a disseminar o uso consciente da água. No final todos ganham.

SAAE – Água de qualidade e respeito com o meio ambiente.




TAG's: ÁGUA:, ECONOMIZAR, PARA, FALTAR

Inicial | Voltar
Link permanente: