Águas de chuva e de quintal não são esgoto

Em breve concluiremos a construção da nossa estação de tratamento de esgoto, esta é uma grande obra que colocará Carmo do Cajuru como referência na região no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente.

Porém, isso somente será possível se a população fizer a sua parte.

A Estação de tratamento de esgoto não foi projetada para receber águas pluviais, e sim uma vazão de esgoto que é calculada com base no consumo per capita de água. Por isso, quando as águas de chuva e de quintais são lançadas na rede esgoto, a vazão para tratamento aumenta, podendo comprometer a eficiência e até mesmo impossibilitar o funcionamento da estação.

Hoje um dos grandes problemas que o município enfrenta é a irregularidade de lançamentos de águas pluviais e de quintais em redes coletoras de esgoto. Muita gente liga a rede de água pluvial ou de chuva à rede coletora de esgoto, que é dimensionada para receber apenas o esgoto.

A água de chuva desce pelas calhas e telhados para o quintal, de onde deve ser canalizada para a sarjeta e vai para as bocas-de-lobo, seguindo até as galerias, que foram projetadas para absorver esse grande volume.

Se você não sabe se sua casa tem ligação irregular de água pluvial, é muito simples fazer o teste. Jogue água no ralo do quintal e observe se ela sai por uma tubulação na sarjeta. Se não sair, é porque a rede de água pluvial está ligada diretamente à rede de esgoto.

É importante você saber que o despejo de água da chuva e de quintal na rede de esgoto é proibido por lei e passível de multa, de acordo com o Decreto Municipal nº 681/07. Caso a tubulação de água de chuva de seu imóvel esteja ligada à rede de esgoto, regularize a situação.

A conscientização de todos é importante para evitar danos a você mesmo, aos seus vizinhos e à comunidade.



 




TAG's: ÁGUAS, CHUVA, QUINTAL, ESGOTO

Inicial | Voltar
Link permanente: