Tão importante quanto ter água tratada, livre de impurezas e microorganismos prejudiciais à saúde é cuidar dessa água, utilizando-a de forma racional e sem desperdícios. O SAAE de Carmo do Cajuru dá dicas de como aproveitar de maneira consciente a água levada às torneiras da sua casa.
1. Evite banhos demorados e desligue o chuveiro quando for se ensaboar.
2. Ao escovar os dentes, feche a torneira e somente abra quando for enxaguar a boca.
3. Dê descarga no vaso sanitário quando necessário e mantenha a válvula bem regulada.
4. Ao lavar roupas no tanque, deixe de molho antes e utilize a mesma água do molho para esfregar as peças.Reaproveite a água para lavar a área de serviço, o pátio ou a calçada.
5. Se usar lavadora de roupas, acumule peças suficientes para utilizar a capacidade máxima da máquina. Procure também reaproveitar a água para lavar a área de serviço, o pátio ou a calçada.
6. Ao lavar as louças, deixe os utensílios de molho para que a sujeira saia mais facilmente. Evite enxaguar usando a torneira. Use uma vasilha grande com água suficiente para enxaguar toda a louça. Essa água também pode ser reaproveitada.
7. Quando lavar o carro, evite usar mangueira. Prefira o balde.
8. Não use a água da mangueira como vassoura para limpar a calçada, o pátio ou o quintal. Prefira o balde e a vassoura.
9. Regue as plantas com um regador e não com a mangueira. Reaproveite a água cheia de nutrientes do aquário para as plantas. Elas vão agradecer e o meio ambiente também.
10. Mantenha o encanamento de sua casa sempre em ordem. Verifique vazamentos e nunca deixe torneiras pingando.