Faça alguns testes para verificar vazamentos ocultos:
- Para verificar o hidrômetro: Feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.
- Para verificar a caixa-d’água: Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d'água.
- Para verificar o vaso sanitário: Jogue cinza de cigarro ou borra de café no vaso sanitário. Se a cinza ou o café ficar depositado no fundo do vaso, não há vazamento. Caso contrário, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
- Para verificar o vaso sanitário, o usuário pode, também, esvaziar o vaso e secá-lo. Se ele voltar a encher sem que a descarga seja usada, é indício de que há vazamento.