Dicas de economia de água

água 1



Uma grande questão a ser discutida em relação a água é o desperdício. O poder público cobra caro nas contas de água e esgoto, pois os gastos de tratamento e bombeamento são altos. Existe também o impacto ambiental de estar retirando uma grande quantidade de água limpa dos recursos hídricos e devolvê-la suja na forma de esgotos.

No Brasil o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com a simples mudanças de hábitos. A seguir algumas dicas importantes:

  1. Durante o banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica. Ao invés de ficar o tempo todo com o chuveiro aberto, abra-o e se molhe, depois feche, ensaboe-se e em seguida abra para enxaguar-se; repita o mesmo procedimento para lavar os cabelos com champu. Isso refletirá numa considerável economia de água no decorrer de um mês.
  2. Durante a escovação dos dentes ou fazer a barba: Escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta gasta até 25 litros. Então o recomendado é escovar primeiro, depois abrir a torneira apenas o necessário para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágue. E no segundo caso, o melhor é manter a torneira fechada enquanto faz a barba e abri-la só o tempo necessário de fazer a limpeza.
  3. Ao dar a descarga: Uma caixa de descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único acionamento e é reponsável por 50% do consumo de água. Por isso acione a descarga apenas o necessário. Outra providência é nunca jogar na privada coisas que entopem vaso e difíceis de descer, cujo local apropriado é a lixeira.
  4. Ao usar as torneiras: Uma torneira aberta desperdiça de 12 a 20 litros de água por minuto e pingando, 46 litros por dia. Tanto bóias, como descargas e chuveiro, as torneiras com vazamento causam desperdício de água e dinheiro desnecessário. Então verifique corriqueiramente se há vazamentos ou torneiras semi-abertas. No caso de torneira defeituosa troque-a ou coloque vedante novo.
  5. Ao lavar louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo, acaba desperdiçando até 105 litros, dependendo da quantidade. O correto para evitar desperdício é primeiro ensaboar todos os utensílios e só depois enxaguar tudo de uma só vez.
  6. Piscinas: Atualmente existem técnicas de limpeza e tratamento de água que se realizadas nos prazos de manutenção dispensam por completo a realização de trocas de água. Em um metro cúbico de água temos 1000 litros. Assim, em piscinas mesmo pequenas a quantidade de água é grande e por isso existe a preocupação. A solução mais indicada e barata é a utilização de poço profundo próprio. E a água do esgotamento deve ser reaproveitada para aguação de plantas.
  7. Lavando calçadas: Muitas pessoas costumam utilizar a mangueira como vassoura e desperdiçam muita água durante a lavagem de calçadas. Por questão de bom senso, o correto é utilizar vassoura, e quando o uso de água for imprescindível, use um balde ao invés de mangueira, assim evita-se perdas de água desnecessárias.
  8. Lavando o automóvel: Para lavar o automóvel, a recomendaçãomais indicada é a utilização de balde ao invés de mangueira. Uma mangueira ligada o tempo todo durante a limpeza do automóvel consome cerca de 600 litros de água ou mais e com um balde, no máximo 60 litros. Assim sendo, não deixe de lavar seu carro, mas use o balde e o bom senso.

Faça a sua parte!




TAG's: Dicas, economia, água

Inicial | Voltar
Link permanente: